Lentes de Contato

Período de Adaptação

Lentes de Uso Diário

No início da adaptação comece com 6 horas de uso, fazendo 2 horas de intervalo.
Aumente 1 hora por período a cada 3 dias, até um total de 10 horas. Recomenda-se que as lentes de uso diário não ultrapassem às 12 horas de uso contínuo.
Pessoas que fazem uso esporádico, em finais de semana ou para praticar esportes, não devem ultrapassar a 5 horas de uso. O ideal é não usar 3 horas a mais do que no dia anterior.

Se você necessita usar suas lentes mais tempo do que o recomendado (de 8 a 10) horas de uso continuo), faça um intervalo de 2 horas e recoloque-as.

Lentes de Uso Prolongado

Recomenda-se ficar o dia todo com elas desde o primeiro dia, retirando-as à noite. Depois de uma semana sem que tenha apresentado problemas, durma com as lentes e rotorne ao consultório para avaliação.

Dai por diante, a resposta do olho vai determinar o tempo de uso.

Manutenção das Lentes de Contato

A limpeza e o enxágüe das lentes de Contato são essenciais para conservar sua qualidade ótica e aumentar seu tempo de vida útil. Além de prevenir problemas para os olhos.

Limpeza do Estojo

lentes2 A contaminação do estojo leva à contaminação da lente e do olho. Por isso, sua limpeza deve ser feita toda semana, com água quente, deixando secar no ar. E deve ser trocado em até 12 meses.

Higiene das mão e os olhos

Lave sempre as mãos antes de mexer com as lentes de contato, de preferências com sabonete neutro e evite os que contêm creme anti-séptico, desodorante químico ou fragrância pesadas, Depois, seque com uma toalha que não solte fiapos. lentes3

Limpeza das Lentes

São usadas soluções surfactantes, que contêm substâncias detergentes efetivas para remover oleosidade, mucosidade e cosméticos. Essas soluções surfactantes não são efetivas para remover proteínas depositadas sobre as lentes de contato.
Para isso, as lentes devem ser submetidas, semelhantemente, ao limpador enzimático, que tem atividade específica na remoção das proteínas ligadas a ela.

lentes1 Desinfecção das Lentes

Após a limpeza da lente, ela deve ser submetida à desinfecção, para eliminar os microorganismos patogênicos.

Recomendações básicas de manutenção

  • Não guarde as lentes gelatinosas do avesso: ao serem colocadas nos olhos podem ficar momentaneamente desconfortáveis.
  • Se a lente dobrar e grudar, não force para abri-la. Deixe em solução salina com algumas gotas de álcool.
  • Sempre que for removida do olho, a lente de contato deve ser limpa e desinfetada, antes de ser colocada novamente.
  • Nunca use água de torneira, filtrada ou mineral para enxaguar as lentes. Prefira solução salina isotônica própria para lentes.
  • Mesmo guardado em geladeira, o risco de contaminação do soros fisiológicos é grande. A baixa temperatura interrompe a proliferação dos microorganismo, que é retomada ao voltar à temperatura ambiente, não substituindo o processo de desinfecção.
  • Use sempre produtos de manutenção elaborados especialmente para lentes de contato e não misture marcas de fabricantes.
  • Se freqüentar piscina clorada, use óculos de proteção. O cloro mancha a lente gelatinosa e a água pode contaminar as lentes.
  • Olhos vermelhos e dor são sinais de perigo. Remova a lente e procure o oftalmologista. Não pingue colírio anestésico.
  • É recomendável o uso de colírios lubrificantes ou soro fisiológico para quem trabalha em ambiente com ar condicionado, em terminais de computador ou em qualquer trabalho que diminua o pestanejar. É também recomendado durante viagens de avião, especialmente para quem usa lente de contato gelatinosa.