Catarata

O que é uma catarata?
Uma catarata é um enevoamento da lente normalmente clara do olho. Pode ser comparada a uma janela que é coberta de geada ou embaçada com vapor.
Há muitos equívocos a respeito da catarata.

infografia01

A catarata não é:
:: Uma película sobre o olho causada por uso excessivo da visão;
:: um câncer;
:: espalhada de um olho para o outro;
:: causa de cegueira irreversível.

Os sintomas comuns da catarata incluem:
:: embaçamento indolor da visão;
:: ofuscação ou sensiblilidade à luz;
:: mudança freqüente de receita para óculos;
:: dupla visão num olho;
:: necessidade de luz mais forte para leitura;
:: fraca visão noturna;
:: desbotamento ou amarelamento das cores.

Podem variar a quantidade e o padrão de enevoamento dentro da lente. Se este enevoamento não estiver próximo ao centro da lente, você pode não ter consciência da presença duma catarata.

O que causa a catarata?
O tipo mais comum de catarata é relacionado ao envelhecimento do olho.
Entre outras causas estão:
histórico familiar;
problemas médicos, tais como diabetes;
lesão ocular;
medicamentos, tais como esteróides;
exposição à luz do sol sem proteção por longo prazo;
cirurgia ocular prévia.

Como se detecta uma catarata?
Um cuidadoso exame feito por seu oftalmologista (médico de olhos) pode detectar a presença e extensão de uma catarata, assim como de outras condições que estejam produzindo visão borrada ou desconforto.

Pode haver outras razões para a perda visual, além da catarata, sobretudo problemas no que diz respeito à retina ou ao nervo óptico. Caso tais problemas estejam presentes, a visão perfeita pode não ser recuperada após a remoção da catarata.

Se tais condições forem severas, a retirada da catarata pode não resultar em nenhuma melhora da visão. Seu oftalmologista saberá lhe dizer da probabilidade de sua visão ser melhorada.

Em quanto tempo se desenvolve uma catarata?
A rapidez da evolução da catarata varia entre as pessoas e pode até mesmo variar entre os dois olhos. A maior parte das cataratas associadas com o envelhecimento progride gradualmente durante vários anos.
Outras cataratas, particularmente em pessoas mais jovens e as portadoras de diabetes, podem avançar rapidamente no espaço de alguns meses, levando a uma deterioração da visão. Não é possível fazer uma previsão exata do tempo do desenvolvimento das cataratas em determinado indivíduo.

Como é tratada a catarata?
A cirurgia constitui o único meio ao qual seu oftalmologista pode recorrer para retirar a catarata. Contudo, se os sintomas da catarata forem brandos, é possível que baste mudar os seus óculos para que você enxergue mais confortavelmente.
Não há nenhum medicamento, suplemento dietético, exercício ou dispositivo comprovadamente capaz de prevenir ou curar a catarata.
A proteção contra excessiva luz solar pode contribuir para prevenir ou retardar o progresso do desenvolvimento da catarata. Óculos de sol que filtram os raios ultravioletas (UV) ou óculos normais com uma camada clara contra raios UV fornecem esta proteção.
Quando deve ser feita uma cirurgia?
A cirurgia da catarata deve ser considerada quando as cataratas provocam tamanha perda de visão em que as atividades cotidianas são prejudicadas.
Não é verdade que as cataratas precisem estar “maduras” antes de poderem ser retiradas.
Ao se formar uma catarata, a lente do olho se torna espessa
e enevoada. A luz não consegue atravessá-la com facilidade,
e a visão se torna borrada.

A cirurgia da catarata pode ser feita quando suas necessidades visuais a exigirem. Você é que tem que decidir se consegue enxergar para executar seus deveres, dirigir com segurança, ler e assistir televisão com conforto. Você consegue desempenhar suas tarefas do dia-a-dia, tais como cozinhar, fazer as compras, trabalhar no jardim e tomar seus remédios, sem dificuldade?
Baseado em seus sintomas, você e seu oftalmologista devem decidir em conjunto sobre a data mais conveniente para a cirurgia.

infografia02

O que devo esperar da cirurgia de catarata?
Mais de 1,4 milhão de pessoas se submetem à cirurgia de catarata todos os anos nos Estados Unidos, sendo que 95% sem complicações.

Durante a cirurgia de catarata, que costuma ser feita com anestesia local em procedimento ambulatorial, retira-se a lente enevoada do olho. Na maioria dos casos, a potência de enfoque da lente natural é restaurada substituindo-a por um implante de lente intra-ocular.

Seu oftalmologista faz essa operação delicada valendo-se de um microscópio, instrumentos miniaturizados, e outros dispositivos da tecnologia moderna.
Embora a crença seja amplamente difundida, não se usa o laser para retirar cataratas.

Em aproximadamente um quinto das pessoas que se submetem à cirurgia de catarata, a cápsula natural que apóia a lente intraocular se torna enevoada. A finalidade da cirurgia a laser é de abrir esta cápsula enevoada para restaurar a visão desimpedida.

Após a cirurgia de catarata, você pode retomar quase imediatamente todas as suas atividades, menos as mais cansativas. Você precisará usar colírio segundo as instruções de seu oftalmologista. São necessárias várias consultas pós-operatórias para auferir o progresso do olho à medida que vai se recuperando.
A cirurgia da catarata é um procedimento altamente bem sucedido. Em mais de 90% dos casos, o resultado é a visão melhorada, a não ser que surja algum problema com a córnea, retina ou nervo óptico. É importante entender que podem ocorrer complicações durante ou depois da cirurgia, algumas graves o suficientes para limitar a visão. Assim como em qualquer outra cirurgia, não há como garantir um bom resultado.

Conclusão
A catarata é uma causa comum de má visão, especialmente entre os mais idosos, porém é tratável. Seu oftalmologista poderá lhe indicar se a catarata ou qualquer outro problema é responsável pela perda de visão ou desconforto, e o ajudará a decidir se a cirurgia de catarata é indicada para o seu caso.