Quais são as vantagens de se empregar o laser oftalmológico?
A cirurgia do olho a laser apresenta várias vantagens:
:: não há risco de infecção pela luz a laser;
:: a cirurgia a laser pode ser feita em ambiente ambulatorial, sem a necessidade de o paciente passar a noite no hospital;
:: o cirurgião possui precisão e controle aprimorados.
Doenças da retina
Rasgões ou furos na retina:
A retina é a camada interna do olho que percebe a luz e ajuda você a enxergar. Se a retina se rasga, pode deslocar-se da parede posterior do olho. Chama-se a isto retina descolada, a qual pode fazer com que você perca a visão.
Entre os sintomas dos rasgões de retina estão:
:: clarões repentinos de luz;
:: “moscas volantes” ou manchas na visão.
A maior parte dos rasgões de retina pode ser tratada com laser de argônio ou crípton, se identificada antes de a retina se deslocar. O laser ajuda a ligar a retina à parede do olho, deste modo prevenindo o descolamento retinal.
Se já ocorreu o descolamento da retina, o laser não pode ser empregado; nestes casos, a intervenção cirúrgica costuma ser recomendada.
A cirurgia a laser pode retardar ou parar o crescimento de vasos sangüíneos na retina provocado por retinopatia diabética
Retinopatia diabética:
Doença ocular provocada por diabetes constitui uma das principais causas da perda de visão. O diabetes pode levar os vasos sangüíneos da retina a crescer anormalmente. Os vasos podem vazar fluido (edema macular ) ou sangrar dentro do olho.
A cirurgia a laser para tratar a retinopatia diabética:
:: veda os vasos sangüíneos que estejam vazando a fim de reduzir o edema macular, deste modo ajudando a prevenir maior perda de vista;
:: retarda ou para o crescimento de vasos sangüíneos anormais, diminuindo a possibilidade de sangramento dentro do olho.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença do nervo óptico, o qual envia imagens do olho para o nosso cérebro e nos permite enxergar. O glaucoma afeta pelo menos dois em cada cem americanos mais idosos.
O glaucoma agride o nervo óptico, normalmente porque a pressão do fluido dentro do olho está muito alta. Muitas vezes, a perda de visão por causa do glaucoma pode ser evitada se o seu oftalmologista descobrir a doença antes que o nervo óptico sofra muita agressão.
O glaucoma deve ser detectado cedo para garantir o êxito do tratamento.
Colírios ou remédios constituem a maneira habitual de se combater o glaucoma. Se eles não conseguirem controlar a pressão dentro do olho, pode-se recorrer à cirurgia a laser para fazer um pequeno furo para permitir que o fluido seja drenado e a pressão reduzida.
Após a cirurgia de catarata
Depois da retirada de uma catarata, às vezes a cápsula da lente torna-se turva.
O laser neodímio-YAG consegue abrir esta membrana turva e restaurar a visão clara. O laser não é usado para retirar cataratas.
Cirurgia refrativa
Num procedimento chamado ceratectomia fotorefrativa (CFR), o laser excimer é utilizado para esculpir a córnea e reduzir ou eliminar a necessidade de se usar óculos ou lentes de contato.
Resumo
A cirurgia a laser é comprovadamente um dos mais importantes avanços no tratamento de doenças oculares. O êxito do laser depende do tipo de queixa ocular.
Na maioria das situações, a cirurgia a laser contribui para prevenir a adicional perda de visão, porém não oferece grande melhoria de visão. Em algumas poucas situações, tais cirurgias a laser YAG ou CFR, a visão pode ser restaurada para parâmetros normais.
Seu oftalmologista discutirá os riscos e benefícios que o tratamento a laser pode lhe oferecer.